ÍNDICE DO BLOG

segunda-feira, 11 de março de 2013

Nerdices - Ciência dos Super-Herois

Ciência dos Super-heróes

Começando a nossa seção Nerdices do blog, segue uma série de comentários e mídias (video, inforgrafico e podcast) que discute a aplicação da ciência nos personagens dos quadrinhos...



- Voar e voar subir - Superman

Essa é difícil, ao menos do jeito clássico que todos amamos ver quando assistimos a um filme do Superman. A questão é que não há muito como conceber um sujeito que levante voo "por seus próprios meios" sem bater asa, sem um motorzinho colado no traseiro, sem nada. E nem adianta postular "ondas antigravitacionais" emanando do corpo do Último Filho de Krypton. Não cola.
A coisa seria só ligeiramente mais fácil se a estratégia fosse ter asas de verdade, tal e qual o Arcanjo, dos X-Men. É que a estrutura do corpo humano é um bocado maciça, e o ato de bater as asas para levantar voo exige uma musculatura poderosíssima. Nosso candidato a mutante voador precisaria, em primeiro lugar, ganhar adaptações, como os ossos "ocos" das aves, se quisesse ter alguma chance de levantar voo com asas normais, e não monstrengos de 20 m de envergadura ou mais.
Por tudo isso, é provável que uma abordagem tecnológica - jatos especialmente projetados, com um bom sistema de navegação, à la Homem-de-Ferro - tenha bem mais chance de funcionar.
Sem mexer na estrutura do corpo, seriam necessárias asas com envergadura de 20m.


- E se os super heróis existissem de verdade?





- Confira em infográfico o que é ciência e o que é ficção nas histórias de super-heróis
CLIQUE AQUI

- Super-Homem: Uma Teoria Unificada para seus Superpoderes - Reportagem

- Homem Aranha Cientificamente Correto - Vídeo (meio nojento - não diga que não avisei)

- PodCast - Jovem NerdNerdcast 352 – A Ciência dos Super-Herois


Itunes (Ipad) -  CLIQUE AQUI
Android e PC - CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário