ÍNDICE DO BLOG

quarta-feira, 27 de março de 2013

Grandeza Física - 1º anos

Grandeza é tudo aquilo que envolve medidas.

No item 11 da questão 4 dos exercícios de aprofundamento diz: "..., pois grandeza física é tudo aquilo que pode ser medido".

Nem nem todas as grandezas fisica são medidas, pelo menos com precisão e aprendemos isto com a fisica quântica no principio da incerteza, mas o item diz "pode ser medido" então está correto.

clique em mais informações:



Grandeza é tudo aquilo que envolve medidas. Medir significa comparar quantitativamente uma grandeza física com uma unidade através de uma escala pré-definida. Nas medições, as grandezas sempre devem vir acompanhadas de unidades. Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade, aceleração.


Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida. Verifica-se, então, quantas vezes a unidade está contida na grandeza que está sendo medida. Em resumo, Grandeza Física é tudo aquilo que pode ser medido e associado um valor numérico e a uma unidade. Exemplos: tempo, comprimento, velocidade, aceleração, força, energia, trabalho, temperatura, pressão.


Classificações das grandezas físicas
  • Grandezas escalares
  • Grandezas vetoriais
  • Grandezas fundamentais: São as grandezas ditas primitivas de que não dependem de outras para serem definidas. Exemplos: comprimento, massa, tempo.
  • Grandezas derivadas: São definidas por relação entre as grandezas fundamentais. Exemplos: velocidade, força, potência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário