ÍNDICE DO BLOG

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O que é Luz - 2º ano

Newton e a experiência da dispersão da luz.
   Na Bíblia, a criação começa pela luz, que inaugura o universo separando o dia da noite. É ela que nos permite enxergar o mundo e, no entanto, é quase impossível visualizar sua verdadeira natureza. Como se não bastasse, tem propriedades tão estranhas e contraditórias que confunde até os físicos mais experientes... continuação
Até o começo do século XX, tudo indicava que a luz não passava de uma onda. Assim como o som ou o movimento do mar, ela é refletida ao encontrar algo como um espelho e sofre interferência ao cruzar com outras ondas de luz. A diferença é que a luminosidade se propaga no vácuo e não precisa ser conduzida por um meio como a água ou o ar.

Mas a concepção da luz como onda não conseguia explicar certos fenômenos, como o chamado efeito fotoelétrico: quando se emite luz contra determinados metais, observa-se que a superfície deles libera elétrons. O enigma começou a se desfazer em 1900, quando o físico alemão Max Planck publicou o primeiro estudo do que viria a ser conhecido como física quântica. Ele descobriu que os átomos não emitem energia de forma contínua, mas em minúsculas partículas chamadas quanta.

Em 1905,
Albert Einstein resolveu aplicar essa teoria à luz e percebeu que, se considerássemos que ela também é feita de partículas (posteriormente chamadas de fótons), o efeito fotoelétrico estaria explicado. A física quântica chocou toda a comunidade científica ao propor que a luz é simultaneamente onda e partícula, vibração e matéria - uma ambiguidade considerada absurda, incoerente, impossível. A teoria de Planck e Einstein já foi comprovada diversas vezes em laboratório.


Mas ainda resta a pergunta: afinal, a luz é uma onda ou uma partícula? A física abraçou o mistério. "Quem disser que ela é onda está certo e quem disser que ela é partícula também está.De acordo com o experimento, a luz apresenta características de uma ou de outra", afirma o físico Adriano Natale, da Universidade Estadual Paulista (Unesp). "Não precisamos resolver o enigma. A luz funciona com uma lógica própria, diferente da que estamos acostumados", diz Amir Caldeira, também físico, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
http://www.mundoestranho.abril.com.br
Série de vídeos bem antiga, mas muito interessante sobre a natureza da luz.


Continuações:
Dualidade onda-partícula - 2/6 - O modelo ondulatório
  (vídeo complementar 
para a entender experimento de fenda dupla)

Dualidade onda-partícula - 3/6 - O modelo eletromagnético
Dualidade onda-partícula - 4/6 - A ideia quântica
Dualidade onda-partícula - 5/6 - Fótons
Dualidade onda-partícula - 6/6 - Ondas de matéria

Abraço para todos os meus alunos do 2º ano - Sigma Asa Norte
Professor Flávio - Física


Nenhum comentário:

Postar um comentário