ÍNDICE DO BLOG

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cientistas anunciam possibilidade de algo ser mais rápido do que a luz

Genebra, 23 set - O mundo da física foi sacudido nesta sexta-feira com o anúncio dos resultados de um experimento do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) com partículas (neutrinos) que podem ter alcançado uma velocidade superior à luz, possibilidade recebida com uma mistura de ceticismo e entusiasmo na comunidade científica.

CLIQUE AQUI PARA VER TODA A POSTAGEM

Neutrino interactions. CERNcourier.com

No entanto, seus autores optaram pela humildade e pela prudência e concluíram que 'apesar da transcendência desta medida e da estabilidade da análise, seu grande impacto potencial motiva que os estudos prossigam para investigar possíveis efeitos sistemáticos desconhecidos que possam explicar a anomalia observada'.
A 'anomalia' se refere ao fato de que a velocidade da luz - sustentada pela Teoria da Relatividade de 1905 de Albert Einstein e que, ao mesmo tempo, é a ancoragem central dos postulados da Física moderna - possa ter sido superada.
A apresentação destes resultados foi feita pelo responsável da análise das medidas e membro do Instituto de Física de Lyon (França), Dario Autiero, que explicou que a margem de erro estabelecida foi de dez nanossegundos.

Calma lá pessoal, este foi apenas um resultado de um laboratório. Este experimento dever ser testado várias vezes em vários lugares diferentes para que a comunidade científica chegue a uma conclusão. Por enquanto vamos continuar a estudar a Teoria da Relatividade, principalmente, para entender o que está acontecendo e a profundidade que esta “descoberta” pode causar nas leis da natureza. Está é uma ótima oportunidade para compreendermos a metodologia cientifica. Estou ansioso para ver onde esta pesquisa vai dar.

Abraço do seu professor
Flávio

Nenhum comentário:

Postar um comentário