Genebra, 23 set - O mundo da física foi sacudido nesta sexta-feira com o anúncio dos resultados de um experimento do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) com partículas (neutrinos) que podem ter alcançado uma velocidade superior à luz, possibilidade recebida com uma mistura de ceticismo e entusiasmo na comunidade científica.
CLIQUE AQUI PARA VER TODA A POSTAGEM
Neutrino interactions. CERNcourier.com
No entanto, seus autores optaram pela humildade e pela prudência e concluíram que 'apesar da transcendência desta medida e da estabilidade da análise, seu grande impacto potencial motiva que os estudos prossigam para investigar possíveis efeitos sistemáticos desconhecidos que possam explicar a anomalia observada'.
A 'anomalia' se refere ao fato de que a velocidade da luz - sustentada pela Teoria da Relatividade de 1905 de Albert Einstein e que, ao mesmo tempo, é a ancoragem central dos postulados da Física moderna - possa ter sido superada.
A apresentação destes resultados foi feita pelo responsável da análise das medidas e membro do Instituto de Física de Lyon (França), Dario Autiero, que explicou que a margem de erro estabelecida foi de dez nanossegundos.
Fonte: http://g1.globo.com
Calma lá pessoal, este foi apenas um resultado de um laboratório. Este experimento dever ser testado várias vezes em vários lugares diferentes para que a comunidade científica chegue a uma conclusão. Por enquanto vamos continuar a estudar a Teoria da Relatividade, principalmente, para entender o que está acontecendo e a profundidade que esta “descoberta” pode causar nas leis da natureza. Está é uma ótima oportunidade para compreendermos a metodologia cientifica. Estou ansioso para ver onde esta pesquisa vai dar.
Abraço do seu professor
Flávio