ÍNDICE DO BLOG

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cientistas anunciam possibilidade de algo ser mais rápido do que a luz

Genebra, 23 set - O mundo da física foi sacudido nesta sexta-feira com o anúncio dos resultados de um experimento do Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) com partículas (neutrinos) que podem ter alcançado uma velocidade superior à luz, possibilidade recebida com uma mistura de ceticismo e entusiasmo na comunidade científica.

CLIQUE AQUI PARA VER TODA A POSTAGEM

Neutrino interactions. CERNcourier.com

No entanto, seus autores optaram pela humildade e pela prudência e concluíram que 'apesar da transcendência desta medida e da estabilidade da análise, seu grande impacto potencial motiva que os estudos prossigam para investigar possíveis efeitos sistemáticos desconhecidos que possam explicar a anomalia observada'.
A 'anomalia' se refere ao fato de que a velocidade da luz - sustentada pela Teoria da Relatividade de 1905 de Albert Einstein e que, ao mesmo tempo, é a ancoragem central dos postulados da Física moderna - possa ter sido superada.
A apresentação destes resultados foi feita pelo responsável da análise das medidas e membro do Instituto de Física de Lyon (França), Dario Autiero, que explicou que a margem de erro estabelecida foi de dez nanossegundos.

Calma lá pessoal, este foi apenas um resultado de um laboratório. Este experimento dever ser testado várias vezes em vários lugares diferentes para que a comunidade científica chegue a uma conclusão. Por enquanto vamos continuar a estudar a Teoria da Relatividade, principalmente, para entender o que está acontecendo e a profundidade que esta “descoberta” pode causar nas leis da natureza. Está é uma ótima oportunidade para compreendermos a metodologia cientifica. Estou ansioso para ver onde esta pesquisa vai dar.

Abraço do seu professor
Flávio

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

A saga do Prêmio Nobel - Da relatividade ao big bang - Parte 1 de 3 - YouTube

Saudações Alunos do 3º ano – Rede Isaac Newton
Segue três vídeos sobre a Saga o Premio Nobel de física – A Relatividade. Veja os três vídeos a seguir e responda as perguntas abaixo no seu caderno de física.
1) O que é Relatividade de Galileu?
2) Qual o experimento que comprovou a Teoria da Gravidade Geral de Einstein?
3) Comente sobre o que é a Gravidade segundo Einstein.
4) A relação de Einstein com o Projeto Manhattan para a construção da bomba Nuclear dos americanos.
5) O que é efeito fotoelétrico?
A saga do Prêmio Nobel - Da relatividade ao big bang - Parte 1 de 3

A saga do Prêmio Nobel - Da relatividade ao big bang - Parte 2 de 3

A saga do Prêmio Nobel - Da relatividade ao big bang - Parte 3 de 3

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Playing for Change - War/No More Trouble

Playing for Change é um multimídia projeto musical criado pelo produtores norte-americanos que visa reunir músicos de todo o mundo

São vários vídeos no You Tube com vários cantores pelo mundo.

Segue esta regravação que é uma mensagem do Rei do Reggae,

" Até que não existam mais cidadãos
De 1º e 2º classe em qualquer nação.
Até que a cor da pele de um homem
Não tenha maior significado que a cor
Dos seus olhos haverá guerra."
WAR - Bob Marley

"
Tradução desta musica
Não se esqueça de votar nesta postagem se achar interessante.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Mario Cortella - Sabe com quem você esta falando?


Palestra sobre a arrogância do ser humano com o pedagogo e filósofo Mario Cortella



'via Blog this'

sábado, 17 de setembro de 2011

Imagens revelam o que acontece quando um buraco negro engole uma estrela



Imagens divulgadas pela Nasa revelam o que acontece quando um buraco negro engole uma estrela. As simulações em foto e vídeo do acidente cósmico foram obtidas a partir dos registros de ondas de raio-x enviadas pelo evento e que começaram a chegar à Terra em março deste ano.

A galáxia onde ocorreu o evento é tão distante da Terra que o fenômeno aconteceu na constelação de Draco e a luz levou 3,9 bilhões de anos para chegar ao planeta. Segundo a Nasa, a maioria das galáxias, inclusive a nossa, possui buracos-negros em seus centros com massa milhões de vezes superiores às do sol.

Velocidade de escape- 1º ano Médio

Em física, a velocidade de escape é a velocidade na qual a energia cinética de um corpo é igual em magnitude à sua energia potencial em um campo gravitacional.
Ela é normalmente descrita como a velocidade necessária para "libertar-se" de um campo gravitacional; entretanto, isto não vale para objetos que tem propulsão própria, pois tal objeto pode libertar-se com qualquer velocidade maior do que zero, por exemplo mantendo uma velocidade constante de mesma direção que o peso mas de sentido contrário.

Calculando a velocidade de escape

v_e = \sqrt{\frac{2GM}{r}} = \sqrt{\frac{2\mu}{r}} = \sqrt{2gr\,}.
Deduzindo a velocidada de escape - Vídeo do YouTube

Calculo da velocidade de escape na Terra


Obs: Um buraco negro clássico é um objeto com campo gravitacional tão intenso que a velocidade de escape excede a velocidade da luz (299.792.458 m/s, equivalente a 1.079.252.848,8 km/h). Nem mesmo a luz pode escapar do seu interior, por isso o termo "negro" (cor aparente de um objeto que não emite nem reflete luz, tornando-o de fato invisível).